Via Franca

Via Franca

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Agenda cultural nos cemitérios de São Paulo em novembro


Eu recebo todos os meses um email do Serviço Funerário de São Paulo com a programação cultural dos cemitérios públicos da cidade (isso mesmo, há uma intensa programação nas necrópoles paulistanas, que vale a pena conferir)... O nome do programa é "Memória e Vida".
A deste mês veio com uma antecedência boa, mas só consegui um tempo pra divulgá-la agora, então já foram algumas atividades bem legais. Uma delas foi o "Pedal Caveira" organizado pelo Sampa Bikers, que aconteceu ontem (dia 01 de novembro) às 21h, com um trajeto de 40km que passava pelas áreas internas dos cemitérios do Araçá e Consolação (com direito à fotografia nos dois lugares). Deve ter sido delicioso, passear de bicicleta por entre os túmulos, à noite)...
Mas, ainda dá tempo de divulgar algumas ações que ainda vão acontecer.
Anotem aí:
- Peça "Nosferatu", no Cemitério do Araçá, nos dias 06, 13, 20 e 27 de novembro às 20h30
A peça Nosferatu, da Companhia Teatral do Subsolo, é uma adaptação do filme alemão Nosferatu, do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, realizado em 1922. Narra a história de Conde Orlok, um vampiro que se apaixona por uma garota, Ellen, e toca o terror na cidade em que ela vive. A peça tem capacidade de público de até 50 lugares, portanto, os interessados em assistir o espetáculo devem chegar com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.
- "Histórias do Além", no Cemitério da Consolação, nos dias 12 e 16 de novembro às 21h
Após uma longa pesquisa sobre os personagens sepultados na primeira necrópole da capital paulista, Histórias do Além propõe uma viagem à história de São Paulo. No itinerário, os participantes terão um belíssimo encontro teatralizado com personificações de Luís Gama, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Paulo Vanzolini, entre outros grandes nomes sepultados no Cemitério Consolação. Para participar do passeio teatral basta comparecer aos portões de Cemitério Consolação com uma hora de antecedência.
- "Contos Mal-Ditos", no Cemitério do Araçá, nos dias 10, 17 e 24 de novembro às 15h
O trabalho Contos Mal-ditos de André Mendes e Gustavo Valezzi traz a ressignificação dos espaços cemiteriais com histórias que transitam entre o ficcional e real. Ao narrar uma história, os atores que investigam a vidas das pessoas que estão sepultadas nos cemitérios, relacionam essas biografias a lendas urbanas e a literatura do norte americano Edgar Allan Poe. Para participar basta chegar uma hora antes do inicio do evento e se reunir ao grupo
- "Teatro Documentário", no Cemitério da Vila Mariana, nos dias 12, 19 e 26 de novembro e 03 de dezembro, às 16h
Concebida especialmente para o cemitério da Vila Mariana, a peça Documentário cênico sobre a morte na vida da grande cidade refaz o percurso narrado por uma senhora de 100 anos, Francisca, para retratar as promessas da cidade e os fatos da realidade que ainda hoje, merecem revisitação. A encenação é assinada por Marcelo Soler, doutor e mestre em artes cênicas pela ECA/USP, professor do Departamento de Artes Cênicas ECA/USP, na Faculdade Cásper Líbero e na FPA.
E também continuam as visitas guiadas com o amigo Francivaldo Lima, o Popó, sempre as terças e sextas-feiras, às 9h e 14h e às quartas-feiras, às 10h, 12h, 14h e 16h. Para participar basta se inscrever no email da prefeitura (que é a responsável por todas as informações e horários que eu divulguei aqui). O endereço é assessoriaimprensa@prefeiturasp.gov.br
Vale a pena conferir e adicionar estes importantes "museus a céu aberto" na agenda cultural de vocês... Ah, e toda a programação é gratuita!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário